O ALTAR

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sempre que possível, uma Bruxa deve ter seu Altar, que deverá ser seu ponto de ligação com os Deuses. Não precisa ser nada complicado ou Luxuoso.

O ideal é que o altar seja posicionado no Norte pois acredita-se que este é o lugar onde "moram" os deuses, sendo considerado o ponto de partida para todas as operações mágicas. Montar um altar mágico não é nada difícil, pois a maioria dos instrumentos nós todos temos em casa.

Uma vela preta é colocada a Oeste simbolizando a Deusa, e uma vela branca a Leste para o Deus.

No Altar deve estar o Cálice e o Athame, o Pentagrama, a Varinha e outros objetos utilizados nos rituais. Também é comum se colocarem símbolos para os Quatro Elementos, como uma pena para o Ar, uma planta para a Terra, uma vela vermelha ou enxofre para o Fogo, e, logicamente, Água para esse mesmo Elemento.

Muitas pessoas colocam um símbolo para a Deusa e o Deus, como uma concha e um chifre, ou mesmo estátuas e gravuras dos Deuses. Abuse da sua criatividade, pois o Altar é o seu espaço pessoal, onde deve ser colocado todo o seu Amor.

Se, por algum motivo, você não puder montar um Altar onde você mora, crie um espaço na sua imaginação, pois o verdadeiro Templo está dentro de você, ou vá para a Natureza e faça dela o mais lindo de todos os santuários.

Nós gostamos ainda de utilizar, bem no centro do nosso altar, um caldeirão de ferro, apoiado em um tripé, pois este representa o "útero" da Mãe. Nele, fazemos nossos feitiços, poções, queima de incenso e pedidos e tudo mais.Por vezes é redondo, para representar a Deusa e a espiritualidade, apesar de também poder ser quadrado, simbolizando os quatro elementos.

Pode ser nada mais do que uma área no chão, uma caixa de papelão coberta com um pano, dois blocos com uma tábua sobre eles, uma mesa de café ou seja pode ser em qualquer lugar. O Lado esquerdo do altar é geralmente dedicado à Deusa seus instrumentos sagrados são ali depositado: o cálice, o pentagrama, o sino, os cristais e o caldeirão.

Pode-se ainda, colocar uma imagem da Deusa ali, e também apoiar uma vassoura no lado esquerdo do altar. No lado direito, a ênfase é no Deus. Uma vela vermelha, amarela ou dourada, ou ainda uma figura apropriada e ali colocada assim como incensário, o bastão, o athame. O Altar é seu, use sua imaginação, arrume-o do jeito que seu coração mandar!

Se você quiser se aprofundar sobre o significado do altar, de como criar seu espaço sagrado, até mesmo no trabalho (lugar onde sempre perdemos preciosa energia pessoal), recomendo o livro da Peg Streep, "Altar, a Arte de Criar um Espaço Sagrado", da Bertrand Brasil.

"Na Magia, todo gesto tem um significado, pois eles são usados como representações físicas das realidades interiores. Na hora em que um bruxo pega na mão o seu instrumento mágico e o ergue no ar de uma determinada maneira, é a ordem para o invisível liberar as hostes das qualidades do instrumento utilizado".


COMO FAZER UM ALTAR

O ALTAR DOS ELEMENTOS

Em uma mesa, não importa a sua forma, coloque uma toalha colorida (tradicionalmente são usadas as cores: branca, vermelha ou negra).

Imagine que o Altar é um Microcosmo (uma sintética imagem do Universo) e disponha os seguintes elementos, em cruz (+), sobre ele:

1.Incenso e incensário (aromas florais, madeiras ou especiarias) na parte superior (o Ar ­ o Oriente ou Leste).

2. Um cálice ou caldeirão de ferro com água na parte inferior (a Água ­ o Ocidente ou Oeste).

3. Uma pedra achada misteriosamente ou cristal de quartzo, a esquerda (a Terra ­ o Norte).

4. Uma vela (branca, vermelha ou negra) sobre um candelabro a sua direita (o Fogo ­ o Sul

No centro, coloque um Pentagrama (Estrela de Cinco Pontas).

Consagração do Altar:

Acenda a vela e o incenso, ponha o dedo indicador na água, trace um pentagrama em sua testa e diga:

- Em Nome da Deusa e do Deus, consagro este altar para o trabalho Sagrado!

Passe sua mão direita sobre a fumaça do incenso e diga:

- Em Nome da Deusa e do Deus, este altar seja purificado!

Passe sua mão esquerda sobre a chama da vela e diga:

- Em Nome da Deusa e do Deus, este altar adquira força!

Toque a pedra com ambas as mãos e diga:

- Em Nome da Deusa e do Deus, este altar tenha firmeza!

Abra os braços em cruz (+), olhe fixamente para o altar e diga:

- Em Nome da Deusa e do Deus, meu altar está construído com Magia! Blessed Be!

Deixe a vela e o incenso queimarem até o fim, jogue a água em um vaso com plantas e guarde a pedra em um lugar secreto.

0 comentários: